Acadêmicos da Unifap realizam evento para estudantes de escolas públicas

Cerca de 80 alunos das escolas estaduais Gabriel de Almeida Café e Alexandre Vaz Tavares estiveram no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), para participarem do I Encontro dos Jovens Cientistas do Amapá, realizado na última terça-feira, 10, por acadêmicos de diversos cursos de graduação da Universidade.

O encontro teve como objetivo estimular as habilidades e competências que os alunos do ensino básico tenham em relação à ciência, cidadania, meio ambiente e tecnologia.

Os acadêmicos da Unifap Luana Darby e Ruan Rodrigues apresentaram suas pesquisas e resultados em eventos acadêmicos, por meio de exposição de relatos de experiências, com o intuito de fomentar a participação dos alunos das escolas estaduais em oportunidades científicas e interesse pelos estudos.

A palestra de Ruan Rodrigues, acadêmico do curso de Relações Internacionais, enfocou as oportunidades de participação em feiras, congressos e eventos científicos.

Já Luana Darby, de Ciências Sociais, apresentou as modalidades de iniciação científica da Unifap.

Os estudantes das duas escolas públicas fizeram ainda um tour pela Instituição e conheceram vários espaços da Universidade, como a Biblioteca Central, a Rádio Universitária, blocos dos cursos e Reitoria, onde foram recepcionados pela vice-reitora, Adelma Barros-Mendes.

AJCAP – Os acadêmicos organizadores do evento fazem parte da Associação Jovens Cientistas do Amapá, organização não governamental que é a primeira associação juvenil de ciências no estado.

A AJCAP busca incentivar e capacitar, por meio de atividades científicas que envolvam a comunidade escolar, alunos amapaenses em olimpíadas, feiras, congressos, e fóruns científicos estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

Atualmente, 10 membros compõem a associação ,entre estudantes do ensino médio que já estão inseridos na iniciação científica e acadêmicos da Unifap, dos cursos de Relações Internacionais, Ciência da Computação, Ciências Sociais, História, entre outros.

*Fotos: Luana Darby e Ruan Rodrigues