Acadêmico de Teatro é premiado no Desafio Universitário Empreendedor

O estudante do curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Frank Duff Fonseca de Jesus, ficou em segundo lugar na etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A etapa e cerimônia de premiação ocorreu no último final de semana, na sede do Sebrae-AP.

Frank irá à Brasília participar da etapa nacional, que será realizada de 4 a 7 de dezembro.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição de abrangência nacional que visa estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mundo do trabalho.

Há dois anos Frank Duff participa da competição, a convite de uma prima.

No ano passado, o estudante ficou em quinto lugar.

Frank se interessou pelo desafio com o objetivo de aplicar conceitos de empreendedorismo na universidade – ele é bolsista do Núcleo de Tecnologia e Informação.

” A gente não pode chamar a atenção para a Unifap apenas ‘batendo lata’.

O estudante tem que reivindicar, mas procurar também contribuir com a universidade, e trazer um prêmio desses para a instituição é uma forma de fazê-la ser positivamente reconhecida”, pondera Frank.

Frank Duff afirma que participar da competição já trouxe benefícios, como a proatividade, e a vontade de realizar projetos futuros na área do empreendedorismo.

“Tenho uma ideia de fazer o empreendedorismo social.

Eu sou presidente de uma ONG, a Reggae em Ação, que já realiza um trabalho social.

Como faço Teatro, pretendo aliar a arte com as ações sociais, levando-a para colaborar com as comunidades mais carentes”, explica Frank.

Romualdo Palhano, coordenador do curso de Teatro, ressalta que este é o primeiro prêmio que um estudante da graduação recebe.

“Esse prêmio é muito importante, pois traz para o aluno a visão empreendedora, que ele pode e deve empregar na vida profissional.

Um grupo teatral tem muito de empresa, é como gerir uma empresa, então tem que existir essa pessoa que gerencie esse grupo.

Não dá para ser somente a arte pela arte”, avalia Palhano.

O DesafioO Desafio Universitário Empreendedor é uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O participante é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras, ficando mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

O desafio é composto de três fases: a primeiro é totalmente virtual, na qual o participante, ao longo de um ano, realiza atividades que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo, por meio de jogos on-line.

Nesta etapa, Frank Duff ficou em primeiro lugar geral entre os competidores do Amapá.

A segunda etapa é a competição estadual, na qual os 40 participantes com maior pontuação participam de atividades presenciais.

Os quatro melhores colocados na seletiva por estado seguem para a etapa nacional.

*Fotos: Romualdo Palhano e Frank Duff