Acadêmico de Ciência da Computação desenvolve aplicativo para CEA

Na última terça-feira, 5, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) lançou um aplicativo que irá oferecer diversos serviços aos usuários via dispositivo digital (celular, tablet, computador).

O que pouca gente sabe é que o aplicativo foi desenvolvido por um estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Luiz Eduardo Garcia da Costa.

Há quase um ano estagiando na Assessoria de Tecnologia da Informação (Astec) da CEA, é a primeira vez que Luiz Eduardo desenvolve um aplicativo profissional.

“A CEA já tinha o desejo de ofertar um aplicativo com seus serviços, mas não havia quem fizesse.

Eu já tinha uma noção de como fazer um, fui estudando, pesquisando em vídeos, livros, internet, a equipe da Astec e funcionários de outros setores foram me auxiliando, dando sugestões, para que o aplicativo saísse”, descreve.

O gerente da Astec, Madson Rodrigues, destaca que Luiz Eduardo desenvolveu praticamente sozinho o aplicativo.

“Lancei o desafio e ele abraçou a ideia.

Fomos dando opinião, nos reunindo, analisando quais eram os itens que iam ter na primeira versão do aplicativo, mas toda a parte de desenvolvimento foi com ele”, afirma.

Marco Leal, coordenador do curso de Ciência de Computação, explica que a graduação da Unifap é toda voltada para a programação, de diversos níveis, o que contribui na formação de estudantes capazes de desenvolverem ferramentas computacionais .

“O aluno geralmente já inicia com uma boa base lógico-matemática, e várias disciplinas fortalecem o estudo da programação.

Isso com certeza ajuda muito quando o aluno escolhe uma linguagem, um aplicativo ou software para desenvolver”, avalia.

O aplicativo, gratuito, chama-se CEA e já está disponível para download no Google Play, para qualquer celular com sistema Android.

A versão para o sistema IOS, da Apple, deve ser lançada até semana que vem.

O acesso se dá também por meio de computador, pelo site da CEA.

O aplicativo disponibiliza serviços como visualizar faturas, informar falta de energia, avisos de desligamentos programados, entre outros.