Edital oferta 60 vagas para de Iniciação à Docência para acadêmicos das licenciaturas

As inscrições iniciam no dia 10 de agosto e estendem-se até 2 de outubro.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) está com EDITAL aberto para acadêmicos dos cursos de licenciaturas interessados em participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).  No total, serão disponibilizadas 60 vagas aos discentes. Deste quantitativo, 48 aprovados serão contempladas com bolsas de iniciação à docência, no valor de R$ 400, pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As 12 vagas restantes, são para discentes voluntários, de acordo com a classificação resultante no processo seletivo.

Podem participar estudantes regularmente matriculados nas licenciaturas de Arte (Teatro), Educação Física, Geografia, História, Letras ou Pedagogia. Estes irão compor o Núcleo de Ciências Humanas e Linguagens; e das licenciaturas de Física, Matemática, Química, Licenciatura Intercultural Indígena (Biologia e Química) ou Licenciatura em Educação do Campo (Biologia); para comporem o Núcleo de Ciências Exatas e da Natureza do PIBID/CAPES-UNIFAP 2020.

As atividades do PIBID deverão ser executadas tanto em escolas com Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB abaixo da média da região/estado, quanto naquelas que tenham experiências bem-sucedidas de trabalho pedagógico, de ensino e aprendizagem. Dentre os objetivos, está inserir os acadêmicos nas diferentes realidades e necessidades da educação básica para contribuir na elevação do IDEB.

Segundo consta no EDITAL, a iniciação à docência deve ser praticada exclusivamente em instituições de ensino das redes públicas de educação básica. É vedada a alocação de estudantes bolsistas do PIBID em atividades de suporte administrativo ou operacional da escola.

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 10 de agosto e estendem-se até 2 de outubro. Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados nos cursos de licenciatura aptos à seleção e inscreverem-se exclusivamente via encaminhamento de e-mail para ccampetela@unifap.br, até as 23h59 do dia 2 de outubro.

No e-mail deve constar os seguintes documentos: ficha de inscrição com dados pessoais e Carta de Intenção sobre sua motivação (máximo de 200 palavras), justificando interesse em atuar futuramente como professor na educação básica; histórico escolar atualizado; declaração de não ser bolsista de qualquer outro Programa da UNIFAP; declaração de não possuir vínculo empregatício com escola participante; e adotar como título no campo “assunto” do e-mail: “Inscrição de Discente PIBID/CAPES-UNIFAP 2020 (nominar o curso de graduação ou a área de conhecimento)”.

Seleção

A seleção será realizada em três etapas: análise do histórico escolar, considerando-se que a nota obtida nesta etapa é igual o coeficiente de rendimento que constar no documento;  e análise da Carta de Intenção encaminhada com a ficha de inscrição. Se apto nessas etapas, o candidato passará por entrevista, com duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos, em que deverá responder sobre seu interesse pela profissão docente, na sua área de formação, e outras questões acadêmicas que a banca julgar necessárias.

Cronograma

O resultado preliminar será divulgado no dia 13 de outubro. Os recursos sobre o resultado preliminar serão recebidos de 14 a 19 de outubro. A publicação do resultado final e primeira chamada ocorre em 21 de outubro e o início das atividades previsto para 16 de novembro.

Todas as etapas e regras da seleção estão detalhadas no EDITAL

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.