Comunicado à comunidade sobre o planejamento da Testagem para COVID-19

A ação está prevista no Plano de Trabalho do Projeto aprovado pelo MEC.

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG) e Coordenação Geral do Projeto, retomou nesta sexta-feira, 4 de setembro, o planejamento da Testagem em Massa para COVID-19 nos Campi. A reunião com a equipe do projeto foi mediada pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG), Profa. Dra. Amanda Alves Fecury, com participação de docentes, técnicos e Pró-reitores da UNIFAP.

Em comunicado, a Administração Superior/PROPESPG informa que “todas as atividades previstas no Projeto MEC-COVID-19, irão ocorrer, incluindo as testagens, sob a supervisão da Coordenação Geral do projeto. Para o êxito da ação, continuamos contando com a valorosa colaboração dos voluntários, discentes, docentes e servidores nas ações de contenção e combate à epidemia do novo coronavírus”.

Confira a íntegra do texto:

Comunicado à comunidade sobre o planejamento da Testagem para COVID-19

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG) e Coordenação Geral, retomou nesta sexta-feira, 4 de setembro, o planejamento da Testagem em Massa para COVID-19 nos Campi. A ação de testagem é parte integrante do Projeto MEC-COVID-19, que inclui outras importantes atividades voltadas à prevenção do novo coronavírus na Universidade.

Os testes rápidos para triagem da COVID-19 já estão na instituição e acondicionados em local adequado. No entanto, outros aspectos administrativos e, principalmente, relacionados à segurança da equipe de voluntários estão sendo consolidados, tais como:

• EPIs para todos os participantes;
  • Aquisição de termômetros para aferição de temperatura;
  • Levantamento dos dados dos voluntários (nome, data de nascimento, CPF, matrícula, curso, atuação na ação e duração da ação) para envio à seguradora com antecedência;
  • Ajuste do questionário epidemiológico para posterior análise dos dados;
  • Capacitação prática dos voluntários;
  • Teste piloto no Ambulatório da UNIFAP com equipe de voluntários do projeto (para avaliação epidemiológica constante dos envolvidos), profissionais de saúde, limpeza, segurança, pesquisa e extensão, além de pacientes crônicos que já estão em acompanhamento ambulatorial na instituição.

Considerando a organização prévia e o trabalho da equipe do Mazagão, este Campi permanecerá sendo o primeiro a receber a ação de testagem. O novo cronograma de execução da testagem em massa será discutido com a equipe do projeto, composta por docentes, Pró-Reitorias e Reitoria da UNIFAP, em reuniões de planejamento. As datas e locais serão divulgados à comunidade acadêmica, antecipadamente, nos canais oficiais, para ampla participação de todos.

Ressaltamos que todas as atividades previstas no Projeto MEC-COVID-19, irão ocorrer, incluindo as testagens, sob a supervisão da Coordenação Geral do projeto. Para o êxito da ação, continuamos contando com a valorosa colaboração dos voluntários, discentes, docentes e servidores nas ações de contenção e combate à epidemia do novo coronavírus.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESPG)

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.