Revistas do Portal de Periódicos ganham Identificador Digital

Os artigos publicados do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) começaram a ser publicados com o DOI o Identificador Digital de Objetos (do inglês Digital Object Identifier).

As edições de 2016 da Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais, da Estação Científica e da Biota Amazônia já contam com o código identificador.

O DOI é um código alfanumérico que identifica o link de um texto publicado na internet, ou seja, é uma forma de fazer com que artigos sejam univocamente identificados garantindo a correta vinculação da publicação científica.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Helena Simões, explica que no decorrer de 2015 foram cumpridos todos os procedimentos para inclusão do DOI nos artigos publicados por nossas revistas científicas e, finalmente, em 2016 esta já é uma realidade no Portal de nossa Universidade.

Quando o pesquisador insere o DOI no cadastro da sua publicação no currículo lattes, a base do CNPq acessa a base de dados do IDF (o International DOI Foundation, entidade que promove o DOI como estrutura comum de gerenciamento de conteúdo e propriedade intelectual em meio digital) e as informações do nome do autor e título do artigo, por exemplo, já são preenchidos automaticamente.

“Como cada artigo recebe um DOI específico, todas as publicações do Portal de Periódicos da Unifap terão uma certificação digital que registra e identifica as produções bibliográficas dos pesquisadores na rede”, explicou o chefe de edição, Fernando Amoras.

Para o diretor da Editora Universitária, professor Tiago Luedy, com os artigos contando com o DOI como identificador, as publicações do Portal de Periódicos da Unifap passarão a ter mais facilidade com os sistemas de indexação, o que favorece a melhoria dos estratos qualis das revistas.