Assinatura do contrato para a construção do Hospital Universitário será nesta sexta-feira, 2

Compartilhe:

A assinatura do contrato para a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ocorrerá na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, às 10h, no prédio Anexo do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), na capital amapaense.

O consórcio formado pelas empresas paulistas e paranaenses JOTA ELE Construções Civis, SH, CDG e Damiani foi o ganhador da licitação e a primeira etapa da obra custará R$ 172 milhões.

O HU será um hospital de média e alta complexidades e terá 40 mil metros quadrados dentro do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O Hospital Universitário contará com 300 leitos, sendo 60 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 240 para internação; triagem especializada, com serviço de atendimento de urgência e emergência; Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapia, que oferecerá serviços de diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos), Métodos Gráficos (eletrocardiograma, eletroencefalograma, urodinâmica, entre outros), Patologia Clínica e Anatomia Patológica; centro cirúrgico com dez salas de cirurgia; unidade de apoio técnico com nutrição, farmácia e central de material esterilizado; unidade de ensino e pesquisa; unidade de apoio logístico; centro obstétrico; atendimento em fisioterapia e reabilitação; e um heliporto.

Para a reitora da Unifap, Eliane Superti, o Hospital Universitário irá provocar uma mudança de cenário na assistência à saúde do estado do Amapá.

“O HU, com as dimensões que ele vai ter, atendendo praticamente todas as especialidades médicas, exceto oncologia nesta primeira etapa, permitirá que as pessoas carentes – porque ele atenderá exclusivamente ao SUS – tenham o atendimento especializado com profissionais qualificados e apoiados também naquilo que a Unifap tem de melhor, que é a produção do conhecimento.

É claro que o Hospital não resolverá todos os problemas de assistência à saúde do estado, mas irá impactar na melhoria da qualidade do atendimento hospitalar da população, produzir conhecimento especializado sobre as doenças típicas da nossa região e, para além disso, com a presença desse hospital, devemos ter uma movimentação no mercado muito significativa porque ele gerará cerca de 1.

500 empregos diretos”, afirma Superti.

Segundo a prefeita do campus da Unifap, Jennefer Lavor, a estimativa é que, diariamente, sejam realizados até 1.

920 consultas, 719 exames de patologia clínica e 35 ultrassons.

Em relação à internação, o HU comportará até 1.

180 internações mensais.

A Unifap, juntamente com profissionais de saúde do estado e com a cooperação técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da United Nations Office for Project Services (Unops), realizou levantamentos sobre a situação da assistência à saúde no Amapá e municípios do Pará geograficamente próximos ao estado.

“Estudamos quantos leitos de internação tem no estado, quantos são do SUS e quantos são particulares, fizemos um estudo da atual situação da saúde e do perfil epidemiológico para saber quais seriam as especialidades do hospital”, informa.

Jennefer observa ainda que o Hospital Universitário foi projetado de modo a humanizar o atendimento.

“No Centro de Parto Normal, por exemplo, além das banheiras em todos os quartos, foi incluída uma área de deambulação às gestantes que estiverem em trabalho de parto, que é tipo um jardim para que elas possam caminhar; os consultórios médicos são divididos em setores, de forma que o atendimento pediátrico e neonatal ficou separado dos setores de adultos”, explica.

Etapas de construção O HU será construído em duas etapas.

Na primeira, a construção do prédio começará no início de 2017, com previsão de três anos para a conclusão da obra.

Em 2020, será entregue a primeira etapa, contendo uma unidade ambulatorial com 33 consultórios, unidade de internação com 140 leitos hospitalares e 60 de UTI e outras áreas e unidades de atendimento.

Na segunda fase, o HU ganha mais 100 leitos de internação e 27 consultórios.

Está previsto, ainda, um espaço de pouco mais de 1.

200 metros quadrados para uma unidade completa de oncologia.

A prefeita do campus ressalta que a construção do HU foi dividida em duas etapas levando em consideração as necessidades imediatas de assistência à saúde do estado.

“Fazemos uma projeção de funcionamento do hospital a longo prazo, com uma previsão de necessidades para daqui a até 50 anos, que é usualmente o tempo de planejamento considerado pelos projetistas.

Quando levantamos o plano de necessidades, percebeu-se que 300 leitos não é a necessidade imediata do estado, e sim de longo prazo.

O cenário econômico nacional também foi uma das motivações para a construção em duas etapas.

Iremos construir o que é necessário por enquanto”, esclarece Jennefer.

Ensino, pesquisa e extensão Além do atendimento e assistência à saúde para a população local, a reitora da Unifap destaca que o HU será um espaço de aprendizado e de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para vários cursos da Unifap, não somente para os da área da saúde.

“A implantação dos cursos da área da saúde dentro da Instituição é muito recente e, para que eles se consolidem de fato e nós possamos dar vazão às demandas que o estado tem de atendimento em saúde, formação de profissionais e avanço em pesquisas, precisamos que essa área se consolide e que tenha os espaços adequados para o desenvolvimento da pesquisa e também da extensão, e o HU é peça-chave para todo esse processo.

Mas o hospital não serve apenas para as graduações dessa área: a formação de um centro de conhecimento através do HU impacta também outras áreas, como a Pedagogia, que tem desenvolvido trabalhos importantes em terapêuticas alternativas com crianças na pedagogia hospitalar, por exemplo.

O HU é uma ganho para a comunidade acadêmica em geral”, enfatiza Eliane Superti.

Serviço Assinatura do contrato para a construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá.

Dia 2 de dezembro de 2016, às 10h, no prédio Anexo do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), localizado na Av.

Mendonça Furtado, s/n, Centro, Macapá (AP).


Compartilhe:
Fechar Menu