Projeto de extensão vai promover ações de saúde no bairro Perpétuo Socorro nos dias 19 e 26

Compartilhe:

O projeto de extensão “Promoção, proteção e recuperação da saúde nas comunidades” vai promover ações de saúde destinada a população do bairro Perpétuo socorro nos dias 19 e 26 de agosto na E.

E.

José de Alencar localizada neste mesmo bairro.

A ação extensionista busca integrar as funções de ensino e pesquisa, com grande potencial para intervir na realidade e contribuir para a formação cidadã dos participantes (discentes do curso de farmácia e outros cursos da área da saúde) e auxiliando a população de diversas comunidades carentes de Macapá.

O projeto conta com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde e Exército Brasileiro.

As ações são realizadas uma vez por semestre, mas nesta edição o projeto abrangerá um leque maior de serviços em saúde, o evento já está na sua sexta edição.

Promoção, proteção e recuperação da saúde nas comunidades: Neste projeto, a promoção em saúde será realizada pelos discentes, docentes, técnicos e profissionais da saúde convidados, por meio de palestras com linguagem acessível, elaboração de cartilhas e/ou vídeos educativos.

As ações de prevenção abrangerão algumas doenças com elevadas taxas de morbimortalidade, como câncer do colo do útero, câncer de próstata, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e as doenças parasitárias e sexualmente transmissíveis.

Estima-se que mais de 500 pessoas sejam atendidas entre elas, crianças a partir de 02 anos de idade, jovens, adultos e idosos.

Com atenção oferecida a mulheres com vida sexual ativa através do exame PCCU (rastreamento do câncer de colo do útero) e homens com mais de quarenta anos com exame Preventivo do Câncer de Próstata (PSA – marcador de alteração da próstata), exame Parasitológico de fezes para crianças e adultos, consulta médica e nutricionista.

Também serão feitos testes de triagem (glicemia capilar, aferição de pressão arterial), hemograma, teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C e exames Bioquímicos (glicemia de jejum, lipidograma).

“O grande diferencial deste projeto é que o resultado do exame do PCCU, que geralmente os laboratórios privados emitem em até 5 dias úteis, as Unidades Básicas em Saúde entregam os resultados com prazo de 30 dias ou mais” explicou a coordenadora da ação, Clarissa Silva Lima.

Neste projeto os resultados serão entregues no prazo de sete dias, no momento da segunda etapa, juntamente com os resultados dos outros exames.

Texto: divulgação


Compartilhe:
Fechar Menu