Assentamento Funcional Digital será implementado na Unifap

As pastas funcionais dos servidores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) serão integradas ao Assentamento Funcional Digital (AFD), projeto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) que está digitalizando os documentos pessoais e funcionais dos servidores públicos federais e disponibilizando-os em um repositório digital único.

O arquivista do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), Apoena Ferreira, esteve na Universidade na última quarta-feira, 18, para transmitir informações sobre o AFD a servidores da Unifap e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) envolvidos no processo de implantação do sistema nas duas instituições.

De acordo com o arquivista, o objetivo do AFD é facilitar o acesso às informações funcionais e pessoais dos servidores públicos federais por meio digital, tanto para os servidores que necessitam delas – aqueles que desempenham suas atividades na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, por exemplo – como também os órgãos de controle externos, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

“O AFD existe desde 2016 e tem duas frentes de trabalho: a digitalização das pastas funcionais já existentes no órgão e a virtualização dos novos documentos funcionais criados a partir dessa data.

Todos esses documentos são inseridos numa base de dados no servidor disponibilizado pelo Ministério do Planejamento, o que torna as informações muito mais acessíveis, inclusive, futuramente, o próprio servidor público federal vai poder ter acesso direto aos seus documentos funcionais através do Sigepe [Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal]”, explica Apoena Ferreira.

O arquivista do Tjap aponta que, além da facilidade de acesso aos documentos funcionais dos servidores públicos federais, o AFD também tem como benefício a economia de tempo e o aumento da eficiência dos servidores que trabalham nos setores de recursos humanos dos órgãos públicos federais.

“(.

.

) muitas vezes eles necessitam dessas informações que se encontram em pastas funcionais e que nem sempre estão organizadas da melhor forma ou não estão disponíveis no momento, gerando um gargalo na instituição, então a gente tem um ganho de agilidade e eficiência muito grande para a administração pública federal”, frisa.

O arquivista da Unifesspa, Tássio Fernandes, que está realizando visita técnica na Unifap, concorda com Apoena.

“O AFD trará mais agilidade e eficiência no acesso à informação da documentação do servidor, devido você evitar acumular pilhas de pastas funcionais e, quando não se tem espaço ou pessoas suficientes para gerir essa documentação, torna-se mais eficiente se trabalhar com o formato digital”, afirma.

De acordo com a Portaria Normativa SEGRT/MP nº 4, de 10 de março de 2016, os órgãos públicos federais devem estar integrados ao AFD até dezembro deste ano.

AFD O Projeto Assentamento Funcional Digital (AFD) abrange os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e objetiva agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, resguardar os direitos e os deveres dos órgãos, entidades e de seus agentes.

O AFD será o meio de consulta ao histórico funcional a ser utilizado pelos órgãos e entidades e os arquivos que o compõem serão armazenados somente no Repositório Central, com observância das regras de segurança, armazenamento e preservação contidas no e-Arq Brasil.

Saiba mais sobre o AFD em https://www.servidor.gov.br/gestao-de-pessoas/assentamento-funcional-digital.

*Com informações do site do AFDFOTOS: Kawan Pacote