Café Literário realizado pela Biblioteca Central da Unifap comemorou Dia Nacional do Livro

Evento ocorreu dia 18 de novembro no campus Marco Zero do Equador, em Macapá, com a participação der cerca de 250 pessoas.

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap) promoveu na última sexta-feira, 18, evento comemorativo em alusão ao Dia Nacional do Livro, ocorrido em 29 de outubro. O Café Literário foi realizado no salão de leitura do prédio antigo da Biblioteca, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). Cerca de 250 pessoas participaram do evento, entre servidores e alunos da Instituição.

O Café Literário teve como objetivo incentivar a leitura, proporcionando aos alunos o conhecimento literário, a interação da Biblioteca com a comunidade acadêmica, bem como divulgar a produção literária de docentes, discentes e técnicos da Universidade.

“Um dos papéis da Biblioteca é de incentivar a formação de leitores por meio de eventos. Para alcançar o objetivo proposto buscou-se novas formas de despertar o interesse pela leitura, por meio de prêmios em dinheiro para o aluno com mais livros emprestados, premiações e livros e ingressos de cinema, distribuição de livros novos e usados, entre outros prêmios que envolveram brincadeiras coordenadas pela Divisão de Formação e Processamento do Acervo, da Biblioteca Central”, afirma a diretora da Biblioteca, Maria do Carmo Lima Marques.

O aluno do quarto semestre de Matemática, Thiago Silva, foi premiado por ter sido o membro da comunidade acadêmica da Unifap que mais realizou empréstimos na Biblioteca este ano. Foram 48 empréstimos contabilizados só nos últimos três meses. “A leitura é muito importante para construir nosso conhecimento. Eu sempre emprestei bastante livros na escola que eu estudava, ficava lendo na biblioteca, e aqui na Unifap não é diferente. Quando eu vim do ensino médio e entrei na Unifap, tinha uma visão bastante distorcida sobre assuntos sociais, eu queria entender melhor a construção da sociedade, então eu comecei a emprestar mais livros sobre Sociologia, Filosofia e afins”, explica.

A programação do evento contou com a apresentação do cantor e compositor Paulinho Bastos, exposição de livros, sorteios de prêmios no local do evento e entrega das premiações sorteadas via Instagram da Biblioteca. O docente do curso de Teatro, prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano, foi homenageado no café literário, com exposição de seus livros publicados e caricaturas, além de citação da poesia “Em cena”, de sua autoria, pela discente Iara dos Santos.

Uma das premiadas no sorteio realizado pelo Instagram da Biblioteca foi a aluna de Relações Internacionais, Wany Santos, que levou para casa quatro livros da série “Divergentes”, de Verônica Roth. “É muito legal que se promova este tipo de evento aqui na nossa Universidade. Eu tenho o hábito de ler, não só livros acadêmicos, mas livros como estes também. Estou muito feliz [com a premiação], muito difícil eu conseguir ganhar alguma coisa e já tem até pessoas me pedindo os livros emprestados [risos], comemora.

O Dia Nacional do Livro foi criado em 1810, em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca (hoje, Biblioteca Nacional), no Rio de Janeiro. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.

*Fotos: Assessoria Especial da Reitoria (Assesp/Unifap)
*Com a colaboração de Maria do Carmo Lima MarquesServiço

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.