Comissão de EPI’s da UNIFAP já entregou mais de 1.500 equipamentos para saúde do Amapá

Comissão de EPI’s da UNIFAP já entregou mais de 1.500 equipamentos para saúde do Amapá

Compartilhe:

O projeto teve início logo após decretada a pandemia e não conta com apoio de governos estadual ou municipais. A iniciativa foi de professores da Instituição após identificarem que o Amapá teria problemas de escassez de EPI´s para médicos, enfermeiros e agentes de segurança, assim como equipamentos de saúde para os pacientes com quadros mais graves do Coronavírus.

Em abril de 2020, pouco tempo depois de declarada a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, a administração da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) formalizou, por meio da a Portaria nº 0577/2020, uma comissão técnico-científica e tecnológica para desenvolver e promover iniciativas na comunidade acadêmica no combate a Covid-19 de forma integrada entre os colegiados, departamentos e outras instituições.

Desde então, mais de 1.500 máscaras Face Shields já foram entregues para as várias entidades de saúde do Estado do Amapá, para a capital, Macapá; e várias cidades do interior. Em junho deste ano, mais 130 equipamentos individuais de proteção foram entregues. Além das máscaras, a equipe tem desenvolvido outros materiais e adaptações de equipamentos que dão suporte ao Hospital Universitário (HU), referência no tratamento da doença.

A pedido do curso de medicina, suportes para tubos de ensaios foram impressos e estão disponíveis para doação, assim como máscaras de mergulho e seus respectivos adaptadores. A vice-diretora do DCET, Profª Drª Cristina Baddini, coordena as produções e entregas. Ela acredita que em pouco mais de um ano de vigência da iniciativa, as expectativas foram supridas. “Acredito que o Projeto de Impressão de Máscaras vem cumprindo sua missão de garantir proteção contra o vírus aos profissionais que ficam mais expostos. Isso mostra a contribuição da Universidade para a sociedade”, destaca.

A equipe

A equipe foi formada pela  Portaria nº 0577-2020 com os integrantes: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quarema Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

 


ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido

Compartilhe:
Fechar Menu