Nota póstuma em memória de Fernanda Castelo Branco

Nota póstuma em memória de Fernanda Castelo Branco

Compartilhe:

Com imenso pesar a administração superior da UNIFAP, juntamente com os cursos de Enfermagem e de Direito do Campus Binacional, se enlutecem com o precoce falecimento da Profa. Dra. Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, vítima da COVID-19, na manhã deste domingo. 06/06. Professora Fernanda, em quase uma década na UNIFAP, foi uma das pioneiras em estudos sobre álcool e outras drogas no Amapá. Desenvolveu projetos de pesquisa e extensão que dialogavam com a temática de seu doutoramento na USP, o que posteriormente ensejou um pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Sua profunda capacidade de articulação no meio acadêmico resultou num acordo entre UNIFAP e a referida universidade portuguesa. Como pesquisadora publicou dezenas de artigos neste período, tornando-se referência na temática, ao orientar diversos trabalhos e formar uma geração de alunos. Recentemente havia sido credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) para atuar como docente permanente para orientação dos discentes do mestrado, fato que havia lhe deixado muito contente.
Para além da elevada produtividade e dedicação acadêmica, Fernanda era reconhecida por seus pares e alunos como uma pessoa de fácil convivência, elevada amabilidade, e uma companhia formidável. Estar próximo à Fernanda era sinônimo de uma alegria contagiante, pois tornava todos os lugares por onde passava leves.

Profa. Fernanda deixa um imenso vazio nos corações dos cursos de Enfermagem e de Direito desta Universidade, sendo uma perda irreparável não só como profissional, mas também como amiga. Nos solidarizamos com a Sra. Jesus Matos e o Sr. Fernando Matos, pais de Fernanda, como também com o Prof. Msc.Tancredo Castelo Branco, seu esposo e companheiro, e ainda com seus alunos e amigos neste momento de dor.

Dra. Fernanda, presente!


Compartilhe:
Fechar Menu