20 de maio é comemorado o ‘Dia Nacional do Pedagogo’

Na UNIFAP é ofertado Licenciatura Plena em Pedagogia, com duração de 4 anos.

Hoje, 20 de maio é celebrado o Dia Nacional do Pedagogo, o profissional que atua na área da Educação. São responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e serviços educativos, com objetivo de qualificar o aprendizado e aplicar planejamento educacional em diferentes instituições. A data foi instituída pela Lei nº 13.083/2015, proposto pelo Deputado Federal, Eduardo Gomes. A data tem por finalidade discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis e responsabilidades.

No âmbito escolar, o pedagogo pode atender aos setores educacionais como: coordenador professor e gestor, sendo importante aliado na formação educacional de crianças e jovens. Este profissional também está presente no ramo empresarial, social, hospitalar, prisional e entre outros, buscando mediar estratégias de ensino que contribuem para as relações e interações sociais. Ajudar a sociedade por meio da educação é manifestar o conhecimento e sabedoria para a construção social e desenvolvimento humano.

Nota oficial

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) parabeniza todos os profissionais da Pedagogia; docentes, discentes e pesquisadores. A instituição tem orgulho de ofertar a Licenciatura Plena em Pedagogia nos Campi da Universidade, sendo um dos cursos pioneiros desta Instituição. A data é uma homenagem a todos os pedagogos responsáveis pela formação de crianças, jovens e adultos. Que este dia reanime as lutas em defesa e valorização desses profissionais indispensáveis na construção de um país democrático e de oportunidades para todos.

Profa. Dra. Elda Gomes, Pró-reitora de Graduação. Foto: Inara Lopes – AsCom/UNIFAP.

Atuação da Prograd

Na Universidade Federal do Amapá, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROGRAD) é responsável por monitorar o planejamento do sistema educacional da instituição e conta com um corpo docente qualificado que desenvolve atividades e projetos para contribuir com os avanços da educação na Universidade. A Pró-reitora da PROGRAD, Profª Dra. Elda Gomes, destaca a importância da atuação do pedagogo: “Pensar a Pedagogia é compreender a sua amplitude, considerando que ela é uma área do conhecimento que se preocupa com a investigação da prática educativa, tendo essa como uma ação que se desenvolve em múltiplos espaços e que vai além da docência, isto é, capaz de planejar, coordenar e refletir sobre os processos educativos, sejam eles desenvolvidos em espaços escolares ou não-escolares”.

Curso de Pedagogia na Unifap

Na UNIFAP é ofertado Licenciatura Plena em Pedagogia, com duração de 4 anos. Trata-se de um curso pioneiro que há anos é responsável pela formação de profissionais preparados e comprometidos com o futuro da educação e a transformação de vidas.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).

Colaboração de Texto: Janaina Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.